Que a sua mensagem de trabalho e dedicação a terra e ao homem deste Nordeste torturado, sejam transformadas em ondas, e que encontrem ressonância na compreensão e memória móvel de nossos dirigentes e elites políticas.

(Lauremiro Almeida)

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

CABO BRANCO COMO MONUMENTO FLORÍSTICO / Semanário Oficial que declara situação de emergência



CABO BRANCO COMO MONUMENTO FLORÍSTICO[1]

Lauro Pires Xavier


            Muito acertadas as providências iniciais do Prefeito Dorgival Terceiro Neto[2] proibindo qualquer construção no plateau do Cabo Branco, o que possibilitou a providência maior do Governador Ernani Sátiro pedindo ao Ministro Cirne Lima, da Agricultura, através do Instituto Brasileiro Florestal (IBDF), para mandar um técnico estudar “in loco” a situação atual desse Monumento não só Geomorfológico, como Topográfico e Histórico, para verificar a possibilidade de sua transformação num monumento FLORÍSTICO com a proteção de sua posição paisagística com a restauração nos lugares necessários da recomposição de sua antiga vestimenta vegetal.

            Para isso, encontra-se entre nós, o jovem Engenheiro Florestal, Newton Sarmento Amorim que depois de entendimentos iniciais com o Secretário de Viação e Obras Luiz Almeida, acompanhado do Chefe do IBDF local, Agrônomo Abel Fonseca visitaram o Prefeito Municipal e, em seguida, o Capitão dos Portos, Reynaldo Guedes Pereira, hoje ligado a reserva CB. em vista da instalação de Farol, iniciou as visitas aos locais importantes do Cabo.

            A partir daí tive o prazer de acompanhar o Dr. Newton Sarmento a pedido do meu colega Abel Fonseca, quando percorremos desde a Mata do Buraquinho até a Penha, voltando pelo Seixas e depois o Cabo Branco. O nosso visitante ficou entusiasmado com o conjunto paisagístico do alto que achou digno de nossa praia de Tambaú.

            O referido técnico está colhendo todos os dados necessários destas informações históricas, elementos geográficos, ecológicos e vestimenta atual ainda existente, bem como a forma de recuperação de áreas encapoeiradas a fim de submeter o seu trabalho ao Exmo. Sr. Ministro da Agricultura por intermédio do Presidente do IBDF.

            A maneira rápida como foi atendida a solicitação do Exmo. Sr. Governador é de inspirar toda a confiança na preservação do Cabo Branco, como integrante de nossa paisagem tropical.

    Realizada a importante obra de proteção e restauração, está contida a previsão do saudoso Naturalista e Geógrafo Leen Clerot quando disse em seu livro: “30 anos na Paraíba” que em 50 anos no abandono em que estava relegado o Cabo Branco, ficaria por terra... Felizmente as nossas autoridades acordaram em tempo de salvar essa joia paisagística que é o pano de fundo da grande e bela enseada de Tambaú.


[1] Anotações de Lauro Pires Xavier: “Publicado no Correio da Paraíba de 12/7/1972 e na União de 13/7/1972”
[2] Prefeito de João Pessoa/PB de 1971 a 1974, nomeado pelo Governador Ernani Sátiro (nota do organizador).
 =====================================================

SEMANÁRIO OFICIAL 1443 / EDIÇÃO ESPECIAL

DECRETO No 8.324, de 24 de setembro de 2014

Declara Situação de Emergência na área de extensão da Falésia do Cabo Branco, compreendida desde a giratória no final da Avenida Cabo Branco, até a Praia do Seixas no Município de João Pessoa, conforme o perímetro estabelecido pela documentação apresentada da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, afetada pela Erosão Costeira/Marinha – COBRADE


http://www.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2014/09/2014_1443_especial.pdf

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Autorização para o Aulão Solidário



AUTORIZAÇÃO




Eu, ____________________________________________________ responsável  pelo (a) 
 
aluno(a)____________________________________________________ autorizo   a  participar do 

Aulão Solidário preparatório para  o IFPB,  que   será realizado  no  dia  dia 11 de outubro das 08h às 

11h no no Centro Cultural Casa de Lauro Pires Xavier, situado à Rua Rodrigues de Aquino, 280, 

centro, João Pesssoa. 




_______________________________________________________
(assinatura do responsável)




João Pessoa,______/______/2014